Os sistemas de pesagem são normalmente aplicados para pesagem e/ou controle de inventário por peso de silos, tanques, reatores, misturadores, moegas, entre outros recipientes de armazenamento ou processo de manipulação de produtos líquidos, pastosos, granulados ou pós.
Existem duas soluções para sistemas de pesagem dependendo da capacidade envolvida, tipo de produto a ser pesado e local de instalação:
Esses sistemas constituem-se por células de carga acopladas a suportes articulados instalados em cada ponto de apoio, pés ou sapatas de sustentação do recipiente.
O conjunto célula de carga e suporte articulado pode ser de vários modelos e capacidades de acordo com a capacidade total (peso bruto = peso recipiente vazio mais produto).
O número de conjuntos (célula de carga mais suporte articulado) é definido pelo número de apoios do recipiente (pés ou sapatas de sustentação).
Essas células de carga e os suportes articulados podem ser em aço carbono e inoxidável, normalmente para altas capacidades e em alumínio de alta resistência, para capacidades médias e baixas. A especificação deve ser de acordo com o ambiente onde forem instaladas, se úmidos e/ou sujeitos à corrosão.
Os suportes articulados permitem que o peso da carga, naturalmente, incida no centro da estrutura de pesagem e alinhe a transmissão de força de forma que somente forças verticais sejam transmitidas ao ponto de incidência de força previsto em cada modelo de célula de carga. O projeto desses suportes permite não promover torção na base de apoio inferior onde for instalado, reduzindo o custo em estrutura mecânica
Através de uma caixa de junção (4 e 6 canais) interligada a um indicador digital cuja alimentação pode ser 110V/220V ou 12VCC e 24VCC, as células de carga são alimentadas com tensão de 0 a 12Vcc/15Vcc (dependendo do modelo) e fornece um sinal elétrico (0 a 20mV/30mV) conforme a variação de força (peso) que recebe durante o processo de alimentação do recipiente com o produto.
Todos os sinais elétricos são interligados internamente na caixa de junção e a mesma fornece um único sinal (0 a 20mV/30mV), proporcional à média aritmética dos sinais provenientes das células de carga para um indicador digital de peso.
O indicador digital de peso faz a amplificação do sinal (0 a 20mV/30mV) e converte este sinal na unidade de engenharia desejada. O valor do peso é visualizado através de um display na unidade de engenharia desejada em kgf, N, kN, lbs entre outras.
O indicador digital de peso pode ser para uma simples leitura local ou possuir ainda saídas digitais, analógicas (0 a 20mA, 4 a 20mA ou 0 a 10 Vcc), serial (RS232 e RS 485) e comunicação Field Bus com protocolos de comunicação: MODbus, PROFIBUS, DEVICEnet, ETHERNET entre outros.
Para silos de grande porte, que possuem “saia” em suas bases, isto é, estruturas em alvenaria que não permitem o levantamento do recipiente ou recipientes onde a movimentação e deslocamento para a instalação de células de carga é inviável, podem ser utilizados Transdutores/Sensores de Deformação, os quais são aparafusados nas colunas de sustentação (pés/apoios).
Quando o recipiente recebe uma “carga”, isto é, produto acontece uma variação de tensões na estrutura de sustentação e esses sensores transformam essas microdeformações em sinal elétrico.
O sistema pode ser fornecido com vários indicadores de peso: Wireless 2.4GHz, 4-20mA, 0-10Vcc, serial RS232/RS485, ETHERNET entre outros.
Copyright © GAP Pesagem – Soluções Industriais – 2024