Sistemas de Pesagem

Com Células de Carga e com Medidores de Deformação (Microcélulas)

Os sistemas de pesagem são normalmente aplicados para pesagem de silos, tanques, reatores, moegas, entre outros recipientes de armazenamento ou processo de manipulação de produtos líquidos, pastosos, granulados ou pós. Esses sistemas podem ser compostos por células de carga acopladas a suportes articulados instalados em cada ponto de apoio (pés) do recipiente.

Os sinais provenientes de cada célula de carga são interligados por uma caixa de junção dos sinais e a mesma fornece um único sinal, correspondente à somatória dos sinais, a um indicador digital e também  fornece  a tensão de alimentação das células de carga.

Para silos de grande porte, a movimentação e deslocamento para a instalação de células de carga é inviável e podem ser utilizados medidores de deformação-Microcélulas as quais são instaladas, em pares, simetricamente posicionadas em determinados pontos da estrutura (colunas de sustentação e/ou paredes). Demais itens para compor este sistema são os mesmos de sistemas com células de carga.

1. Sistema com células de carga

Para medição e controle de peso de recipientes tais como tanques, caçambas, vasos, silos, reatores entre outros, alguns tipos de soluções utilizam células de carga de modelos diferentes, como por exemplo:
“Beam” e “Rocker-Pin”, com suas respectivas estruturas de montagem e proteção a cargas parasitas.

Esses sistemas de pesagem são basicamente compostos por:

siloexCélulas de carga cuja quantidade de células de carga é definida conforme o número de apoios de sustentação.

Uma caixa de junção que recebe os sinais elétricos (0 a 10 / 0 a 20mV) das células de carga e gera a resultante dos sinais, fornecendo outro sinal de 0 a 10 / 0 a 20mV proporcional à média aritmética dos sinais provenientes das células de carga, transmitindo o mesmo a um indicador digital de peso que converte este sinal na unidade de engenharia desejada (kgf, N,tf, lbs, entre outras).

Indicador de peso o qual pode ser para uma simples leitura do peso através de um display ou possuir saídas digitais, analógicas (4 a 20mA ou 0 a 10 Vcc), serial (RS232 e RS 485) e comunicação Field Bus com protocolos de comunicação como por exemplo: MODbus, PROFIBUS, DEVICEnet, entre outros.

Modelos de células de carga e suportes

  • Modelo “Beam” (viga em flexão)

Beambeam_dispositivoEssas células de carga podem ser em aço carbono e inoxidável para altas capacidades e em alumínio de alta resistência, para capacidades médias e baixas. São fixadas em suportes articulados também em aço carbono ou inoxidável de acordo com o ambiente onde forem instaladas se úmidos ou sujeitos à corrosão. Esses suportes articulados possuem um elo com ajuste de altura. Com este sistema de suportes articulados, o peso de carga automaticamente centra a estrutura de pesagem e alinha a transmissão de força de forma que somente forças verticais sejam transmitidas às células de carga. O projeto desses suportes permite não promover torção na base de apoio inferior onde for instalado, reduzindo o custo em estrutura mecânica.

  • Modelo “Rocker-Pin” (coluna para trabalho em compressão)

Q 50Rocker suporteModelo de uma única coluna que oferece uma função de auto centragem com uma força definida e o suporte em forma de discos (superior e inferior) tem proteção anti-tombamento.

Rocker load cell

 

 

 

 

2. Sistema com medidores de deformação

microcell_silo

Normalmente, destinados à pesagem de recipientes(silos e tanques) de grande porte onde não é possível fazer o levatamento para instalação de células de carga.

Estes sistemas são fixados na estrutura de sustentação dos recipientes de modo que monitore as deformações mecânicas nas paredes do recipiente oriundas do peso do produto a ser medido.

Trata-se de sistemas de baixo custo de implementação, porém com resultados de menor precisão em relação a sistemas com células de carga.