Notas Técnicas

  1. O que é um transdutor?
    cbpma2 Transdutor é um dispositivo (elemento sensor) que transforma um tipo de energia em outro, por exemplo,  uma grandeza física (força, pressão,velocidade, posição, temperatura, pH) em um sinal elétrico (corrente, tensão, resistência).
    O transdutor  que transforma uma força, cuja unidade de medição pode ser kgf, Tf, lbs, N,  em um sinal elétrico em mV é denominada Célula de Carga.
  2.  

  3. Precisão
    Indicado como um limite de tolerância , o que define o desvio médio entre a saída real versus saída teórica.
    Em aplicações práticas de transdutores , os erros potenciais de efeitos não- linearidade, histerese, não-repetibilidade e temperatura normalmente não ocorrem simultaneamente , nem são necessariamente somados.
    Portanto , a precisão é calculada com base no RMS ( Root Mean Square – Raíz Média Quadrática), assumindo uma variação de temperatura de + ou – 5,5 ° C, em relação à carga e o set-up da calibração.
    Erros estimados de leitura , cross-talk (erro de suscetibilidade para sensores de multi-vetores) , ou efeitos de creep (desvio de sinal à carga controlada e no zero, variável no tempo) não estão incluídos.
  4.  

  5. Células de carga (Ex)
    Existem células de carga e indicadores previstos para áreas classificadas (Ex) com Certificação ATEX , isto é, onde há riscos de explosão.
  6.  

  7. Medição de nível
    Em alguns casos, quando a aplicação não exige muita precisão de leitura, é possível , por exemplo, para um tanque ou silo de 3 pontos de apoio, colocar apenas um suporte com célula de carga e os outros dois pontos de apoio apenas suportes com dispositivo mecânico idêntico, dimensionalmente, à célula de carga. Essa solução só pode ser adotada quando, exclusivamente, o material a ser pesado tiver fluidez que permita a convergência do centro de gravidade com o centro geométrico da estrutura. Esse tipo de medição chamamos de Medição de Nível.
  8.  

  9. Dimensionamento de um sistema de pesagem
    Para o dimensionamento de um sistema de pesagem deve se conhecer alguns dados basicamente:
    Peso próprio da estrutura
    Peso a ser medido
    Faixa de sobrecarga estática relativa ao peso a ser medido
    Coeficiênte dinâmico: Geralmente 1.4 em relação ao peso a ser medido. Para o caso de trabalho dinâmico, em freqüência, utilizar 1.7
    Desbalanceamento do centro de gravidade: Uma medida métrica preliminar que determina quanto o peso a ser medido pode descentralizar-se do centro da plataforma, ou, quanto espera-se que esta variação represente em peso.
    Das deduções acima, tiramos a seguinte equação:
    Capacidade total do sistema = (PM+PL+k1+Kcg) . k2 onde:
    PM: Peso morto
    PL: Peso líquido
    k1: Faixa de sobrecarga estática preliminar
    k2: Faixa de sobrecarga dinâmica preliminar: 1.4 a 1.7
    Kcg: Variação do valor da carga em relação à variação do centro de gravidade.
    Conhecendo-se a capacidade total do sistema divide-se pelo número de apoios do recipiente e encontra-se a capacidade das células de carga que devem ser utilizadas.
  10.  

  11. Tubulação x Silos/tanques 
    Toda tubulação de alimentação / envase ou descarga de um recipiente com um sistema de pesagem deve ser flexível para que não haja interferência de forças inerentes ao recipiente.